Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Carta militar:31 Distância:17Kms Duração:7h00m Dificuldade:Díficil

Inicio da caminhada bem cedo junto ao aproveitamento hidroeléctrico do Rio Cabril, onde ficam localizadas as 'Sete Lagoas'. Passada a cancela que impede a passagem de viaturas não autorizadas, viramos à direita e embrenhámo-nos na montanha em direcção à corga de Pena Calva. Sabíamos que nesta parte do percurso, onde não existe trilho, iríamos contar com muita vegetação, mas não pensávamos que fosse tanta e tão alta. Assim fomos subindo, ganhando cota, procurando locais com menos vegetação, mesmo assim andamos em algumas zonas literalmente sobre camas de fetos e com vegetação densa, o que ocasionou que o GPS tivesse inclusivé deixado de gravar alguns pontos. Passado algum tempo reparamos que tínhamos subido bastante mais do que o previsto, assim em vez de seguir em direcção à base e atravessar aí o ribeiro junto à lagoa de Pena Calva resolvemos procurar uma passagem mais acima. Após analisar o terreno lá encontramos a passagem do ribeiro, que desemboca numa pequena lagoa e cascata. que dá acesso a outro patamar com uma cascata e lagoa bem maiores. Local absolutamente idílico e paradisíaco, disponível só para nós onde aproveitámos para dar uns uns bons mergulhos e almoçar repousadamente com o Alto de Chamiçais em frente. Findo o almoço atravessamos para a outra margem e já tínhamos vencido grande parte da corga. Daqui prosseguimos  pelo planalto de Couce em direcção aos Cocões do Coucelinho. A visão dos Cocões do Coucelinho, circo glaciar que esteve coberto com 250 toneladas de gelo é esmagadora. Daqui regressamos pelo trilho que atravessa novamente o planalto de Couce, agora pelo percurso que se encontra marcado na carta militar, com as montanhas pintadas com o amarelo e roxo características da urze e da carqueja, tendo o imponente Borrageiro I como companhia em direcção à cabana do Penedão. Daqui passamos pelas Lagoas do Marinho em direcção à encosta do Sabroso. No topo podíamos já apreciar o nº imenso de pessoas que se espalhava pela zona das Sete Lagoas. Descemos a encosta que tem uma inclinação bastante acentuada até à zona das Sete Lagoas onde iniciámos percurso. Aqui pudemos constatar a enorme algazarra causada pelos magotes de pessoas que se amontoavam junto das lagoas, algumas sem qualquer respeito pela natureza e pelo local onde se encontravam.
Esta caminhada,apesar de só publicada agora, foi realizada no final de Maio de 2020 e o cenário que encontrámos nas 7 lagoas deixava já antever o que iria acontecer durante o Verão, com o Gerês apinhado de gente e uma série de acidentes que se vieram a verificar junto de diferentes lagoas. Dada a natureza sensível do local e pelo facto da travessia que efectuámos junto à cascata e lagoa poder ser arriscada, desta vez não publicamos o track gps. Este percurso tem paisagens e locais verdadeiramente paradisíacos, no entanto, a parte inicial do percurso não tem trilho nem mariolas de referência, se o fizerem o mais simples é seguirem em direcção à base,junto à mais conhecida lagoa de Pena Calva, atravessarem aí o ribeiro e subirem essa parte da corga pela outra margem.