Trilho da Portela do Homem ao Teixo pela Encosta do Sol - Gerês


Cartas militares:31 Distância:17Kms Duração:7h03m Dificuldade:Moderado Trilho GPS

Depois de em 2017 termos efectuado o Trilho da  Portela do Homem ao Pico do Sobreiro e minas dos Carris pela Encosta do Sol, voltamos novamente a calcorrear parte deste percurso, desta feita seguindo em direcção ao Teixo e regressando pelo estradão dos Carris.
Este foi o último trilho que realizámos antes do confinamento, partimos bem cedo da Portela do Homem, tomámos o caminho de pé posto, antes da ponte sobre o Rio Homem e rapidamente chegámos à Cruz do Pinheiro. A Encosta do Sol proporciona-nos paisagens sublimes sobre todo o vale do Alto Homem com o estradão dos Carris bem lá no fundo. À medida que caminhamos, a  barragem de Vilarinho das Furnas, Louriça, Cabeço do Cantarelo, Pé de Medela, Albas, Madorno, Alto de Cidadelhe entre muitos outros ícones destas montanhas vão desfilando à nossa volta. Prosseguimos, até à característica formação rochosa em forma de arco e daqui flectimos para leste. Enquadrados pela laje do Sino, continuamos até a um miradouro assente numa enorme laje e daqui descemos até ao Teixo. Antes de chegarmos ao Teixo descobrimos  uma pequena lagoa e seguimos até à cascata junto ao Madorno, onde almoçámos. Findo o almoço descemos o estradão dos carris até à Portela do Homem, onde iniciámos o percurso.
Esta é uma caminhada que permite defrutar do Vale do Alto Homem, uma das mais belas paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerẽs, com um enquadramento único. A descida para o Teixo requer alguma atenção, já que apesar do percurso estar pontuado por mariolas, muitas estão escondidas pela vegetação. Apesar de considerar o percurso de dificuldade moderada, a realização de percursos na Encosta do Sol é desaconselhada em condições de chuva ou elevada humidade.

Algumas imagens do dia:






















































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho do Campo do Gerês ao topo do Pé de Cabril