Trilho da Cascata do Arado às Velas Brancas (Gerês)


Cartas militares: 31 e 44   Distância: 18,5 Km   Duração: 7h30m   Dificuldade: Difícil   Trilho GPS

Inicio de mais uma caminhada no Gerês que nos levaria da cascata do Arado até às Velas Brancas, num magnifico dia de inverno, com sol e temperatura amena. Seguimos rapidamente pelo percurso que passa pela Fonte das Letras, Malhadoura, Tribela, Ponte das Servas e Pinhõ. Um pouco depois iniciamos a subida para a Carvalhosa, repetindo uma parte do "Trilho das Rocas", seguindo para Pradolã, com os Bicos Altos por companhia. À medida que subíamos, apareciam os primeiros sinais de neve. Depois do Estreito, com paisagem soberba sobre o vale do Rio Laço, com as Sombrosas ao fundo, tomamos o trilho em direcção a Iteiro de Ovos. Do curral de Iteiro de Ovos até às Velas Brancas, o acumulado de neve era já apreciável o que dificultava a progressão. Chegados às Velas Brancas, enquadrados pelas Fichinhas e as Sombrosas, temos uma paisagem deslumbrante, num miradouro único, sobre o profundo vale e alguns dos principais cumes do Gerês, todos ali à vista, pintados de branco, com múltiplas cascatas que se formam ao longo das encostas e se precipitam em idílicas lagoas.
Findo o almoço, nas Velas Brancas, seguimos em direcção à Rocalva, com neve até aos joelhos, em algumas zonas. Chegamos à Rocalva para nos deslumbrarmos com o seu prado pintado de branco sempre vigiado pela imponente Roca Negra. Daqui foi seguir pelo trilho que passa pelo curral do Cando, e segue pela Arrocela, Coriscadas e nos conduz novamente à cascata do Arado pelo percurso sobranceiro à corga da Giesteira.

Caminhada magnífica, que, se em condições climatéricas normais, nos remete para paisagens saídas de um dos livros de Tolkien, com neve, transporta-nos de imediato para a Terra Média, num cenário absolutamente mágico. Trilho algo exigente pela sua extensão, mas bem marcado com mariolas, praticamente, ao longo de todo o percurso, com neve, no entanto, pode tornar-se muito difícil, já que além da progressão ser mais lenta, em muitos pontos deixamos de ver as mariolas e temos que ter sempre bem presente a direcção a seguir.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho do Campo do Gerês ao topo do Pé de Cabril