Trilho de Vilarinho das Furnas à Louriça (Serra Amarela)



Carta militar: 30   Distância: 18 Km   Duração: 08h20m   Dificuldade: Difícil   Trilho GPS

Depois de há uns anos atrás termos efectuado o percurso de Brufe à Louriça, passando pelas Casarotas, regressamos à Serra Amarela para efectuarmos a abordagem à Louriça partindo de Vilarinho das Furnas.

A caminhada que partilha parte do trilho de grande rota GR 34, tem início junto à barragem de Vilarinho, percorrendo aí o estradão de terra paralelo ao leito do rio Homem. No final do estradão passamos por uma fonte, onde podemos abastecer de água, e chegamos ao Porto das Furnas, local idílico, onde contemplamos um espelho de águas cristalinas a reflectirem o verde das árvores e vegetação circundante. Aqui inicia-se uma forte subida em direcção a Toutas, passando de seguida pelos currais de Porto Covo e do Ramisquedo com as suas cabanas. No Ramisquedo, temos o 1º vislumbre das antenas do Muro, a subida daqui até lá é durinha, uma alternativa mais suave é atravessarem o curral do Ramisquedo em direccção ao Alto do Corisco que permite apanhar o estradão que segue até à Louriça. A nossa opção foi seguir o trilho que acompanha o GR 34, para o abandonar um pouco mais à frente seguindo directamente para o topo da Louriça. A subida é exigente mas a paisagem compensa, à medida que subimos, vamos observando ao fundo a barragem de Vilarinho das Furnas sob diferentes ângulos. Chegados ao topo da Louriça, com as suas antenas, é altura de almoçarmos num miradouro soberbo com vistas de 360º: Castelo de Aboim, as serras de Soajo, Peneda, barragem de Lindoso, barragem de Vilarinho da Furnas e os diferentes cumes da serra do Gerês (Cabeço da Calcedónia, Fraga do Sarilhão, Pé de Cabril, Borrageiro, Pé de Medela, Albas, Cantarelo, Pico da Nevosa) tudo ali à nossa volta. Findo o almoço, seguimos em direccção aos currais da Fonte do Muro e Chã do Muro com as suas cabanas, passamos pelo Fojo de Vilarinho, seguindo depois a linha de cumeada que passa pela Chã de Cima e o Peito de Gemessura e nos conduz de volta ao início do percurso.

O trilho está muito bem marcado por mariolas, partilhando ainda em grande parte do percurso a respectiva sinalização do GR 34, as paisagens que se usufruem em múltiplos miradouros são verdadeiramente de cortar a respiração, reforçadas ainda pelas cores da serra que nesta altura do ano se encontra pintada pelo amarelo da carqueja e pelo roxo da urze. Este é, sem dúvida, um dos mais belos trilhos que já percorremos.

Algumas imagens do dia:


Porto das Furnas


Curral de Porto Covo

Curral do Ramisquedo




Antenas no topo da Louriça

Serra Amarela vista da Louriça










Miradouros sobre barragem de Vilarinho das Furnas e a Serra do Gerês


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Vezeira de Fafião - Gerês -

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)