Trilho da Encosta do Sol aos Carris pelo Pico do Sobreiro (Gerês)

Carta militar: 31   Distância: 24,2 Km   Duração: 09h56m   Dificuldade: Difícil   Trilho GPS

A caminhada tem início junto à Portela do Homem, descendo a estrada e antes de chegarmos à ponte de S. Miguel, tomamos um caminho de pé posto que nos leva, subindo montanha acima até à Cruz do Pinheiro. Daqui seguimos sempre pela linha de cumeada, desfrutando de vistas de 360º, a barragem de Vilarinho das Furnas, o Pé de Cabril, Pé de Medela, Albas, Cabeço do Cantarelo, Alto de Cidadelhe, Louriça, barragem de Lindoso, entre outros, vão desfilando à nossa volta, com o estradão dos Carris que iremos percorrer no regresso, bem lá no fundo.
Tendo os marcos de fronteira por referência, prosseguimos sempre num sobe e desce contínuo, neste dia fomos ainda contemplados com vento constante e fortes rajadas ao longo de toda a linha de cumeada o que tornou a marcha um pouco mais lenta. Seguimos até à Lage do Sino / Alto da Amoreira, passamos aí por um miradouro sobre as minas das Sombras e aproveitamos para almoçar e retemperar forças antes de atacar a subida ao Pico do Sobreiro. As vistas, desta que é a 2ª montanha mais alta do norte de Portugal, são sublimes, a Serra Amarela, os diferentes cumes do lado espanhol, a Nevosa mesmo em frente, a barragem de Paradela, o curral das Albas ao fundo, Outeiro da Meda, Roca Negra, Rocalva, entre muitos outros ícones do Gerês, todos ali ao nosso alcance.
Daqui continuamos pela linha de cumeada até ao marco geodésico dos Carris, descemos até à Lagoa dos Carris, passamos pelos edifícios abandonados das minas e seguimos pelo bem conhecido estradão dos carris, enquadrado no sumptuoso cenário do Vale do Alto Homem, até à Portela do Homem onde iniciamos o percurso.
Trilho exigente pela sua extensão e acumulado de subida, de orientação simples, através dos marcos de fronteira que nos presenteia com paisagens belíssimas ao longo de todo o percurso. A sua realização requer particular atenção se efectuado com condições meteorológicas adversas, sendo desaconselhável com chuva ou em condições de elevada humidade.

Algumas imagens do dia:




Vale do Alto Homem









Barragem de Vilarinho das Furnas ao fundo


Cabeço da Cantarelo, Albas e Pé de Medela









O estradão dos Carris, em baixo







Lage do Sino








Outeiro da Meda




Minas das Sombras, vistas do Alto da Amoreira


Pico do Sobreiro ao fundo

Curral das Albas

Marco fronteiriço no topo do Pico do Sobreiro








Pico da Nevosa

Lagoa dos Carris em baixo

Marco geodésico dos Carris





Edifícios abandonados das minas dos Carris




Vale do Alto Homem

Cascata junto ao Cabeço do Madorno




Uma, das múltiplas lagoas do Rio Homem


Fonte da Abelheirinha





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Vezeira de Fafião - Gerês -

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)