Trilho da Portela do Homem à Cruz do Touro (Gerês)


Cartas militares:17,30,31 Distância:17Kms  Duração:6h10m  Dificuldade:Moderado  Trilho GPS 

Iniciamos a caminhada na Portela do Homem, onde atravessamos a fronteira e tomamos o trilho do lado esquerdo, que segue por estradão em direcção ao monte de Sta. Eufémia. À medida que caminhamos, vamos subindo e apercebendo-nos da extensão do incêndio que devastou toda esta zona. No final, antes de abandonarmos o estradão para seguir montanha acima podemos observar atrás de nós um cenário desolador com uma imensidão de pinheiros carbonizados, que contrastam com os vastos horizontes que se estendem a perder de vista para o lado espanhol.
Abandonando agora o estradão, o negrume da paisagem marcada pelos incêndios dá lugar ao verde da vegetação. Iniciamos a subida em direcção ao topo, apesar de algum corta-mato, rapidamente progredimos e avistamos o marco 59, nosso primeiro objectivo. Seguimos directamente para aí, onde aproveitamos para um repousado almoço com vistas sublimes. Após o almoço demos um salto até ao pequeno promontório situado um pouco mais a norte para termos uma perspetiva mais alargada sobre a barragem do Lindoso e das respetivas vistas.
Daqui apontamos à Cruz do Touro, seguindo  pela linha de cumeada, passando pela laje das Eiras. As paisagens que se desfrutam neste percurso são magníficas, com vistas de 360º, a Louriça com as suas antenas, a Mata do Cabril ao fundo, o alto da Peneda, Castro Laboreiro, o vale do Alto Homem, Pico do Sobreiro, Nevosa, Albas, Cabeço do Cantarelo, Pé de Medela, Pé de Cabril, entre outros, vão desfilando à nossa volta à medida que caminhamos. A parte final da subida para a Cruz do Touro tem uma inclinação acentuada, mas o mato estava todo roçado pelo que se fez muito facilmente. Depois de desfrutarmos deste magnifico miradouro, iniciamos o regresso, passando pela cabana da Chã do Touro, para depois apanhar o estradão que segue pelo cabeço de Palheiros, com vistas privilegiadas sobre a barragem de Vilarinho das Furnas, terminando depois na Portela do Homem, onde iniciamos o percurso.

Trilho muito acessível que permite desfrutar de paisagens soberbas sobre alguns dos principais ícones do parque nacional da Peneda-Gerês.

Algumas imagens do dia:












Marco 59

Cruz portuguesa

Barragem do Lindoso ao fundo













Lage das Eiras com barragem do Lindoso ao fundo


Lage das Eiras


Vista da Louriça desde a Cruz do Touro








Cabana da Chã do Touro



Barragem de Vilarinho das Furnas







Vale do Alto Homem




Ponte de S.Miguel


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho das Sete Lagoas (Xertelo - Gerês)

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo