Trilho da Portela do Homem à Cruz do Touro (Gerês)


Cartas militares:17,30,31 Distância:17Kms  Duração:6h10m  Dificuldade:Moderado  Trilho GPS 

Iniciamos a caminhada na Portela do Homem, onde atravessamos a fronteira e tomamos o trilho do lado esquerdo, que segue por estradão em direcção ao monte de Sta. Eufémia. À medida que caminhamos, vamos subindo e apercebendo-nos da extensão do incêndio que devastou toda esta zona. No final, antes de abandonarmos o estradão para seguir montanha acima podemos observar atrás de nós um cenário desolador com uma imensidão de pinheiros carbonizados, que contrastam com os vastos horizontes que se estendem a perder de vista para o lado espanhol.
Abandonando agora o estradão, o negrume da paisagem marcada pelos incêndios dá lugar ao verde da vegetação. Iniciamos a subida em direcção ao topo, apesar de algum corta-mato, rapidamente progredimos e avistamos o marco 59, nosso primeiro objectivo. Seguimos directamente para aí, onde aproveitamos para um repousado almoço com vistas sublimes. Após o almoço demos um salto até ao pequeno promontório situado um pouco mais a norte para termos uma perspetiva mais alargada sobre a barragem do Lindoso e das respetivas vistas.
Daqui apontamos à Cruz do Touro, seguindo  pela linha de cumeada, passando pela laje das Eiras. As paisagens que se desfrutam neste percurso são magníficas, com vistas de 360º, a Louriça com as suas antenas, a Mata do Cabril ao fundo, o alto da Peneda, Castro Laboreiro, o vale do Alto Homem, Pico do Sobreiro, Nevosa, Albas, Cabeço do Cantarelo, Pé de Medela, Pé de Cabril, entre outros, vão desfilando à nossa volta à medida que caminhamos. A parte final da subida para a Cruz do Touro tem uma inclinação acentuada, mas o mato estava todo roçado pelo que se fez muito facilmente. Depois de desfrutarmos deste magnifico miradouro, iniciamos o regresso, passando pela cabana da Chã do Touro, para depois apanhar o estradão que segue pelo cabeço de Palheiros, com vistas privilegiadas sobre a barragem de Vilarinho das Furnas, terminando depois na Portela do Homem, onde iniciamos o percurso.

Trilho muito acessível que permite desfrutar de paisagens soberbas sobre alguns dos principais ícones do parque nacional da Peneda-Gerês.

Algumas imagens do dia:












Marco 59

Cruz portuguesa

Barragem do Lindoso ao fundo













Lage das Eiras com barragem do Lindoso ao fundo


Lage das Eiras


Vista da Louriça desde a Cruz do Touro








Cabana da Chã do Touro



Barragem de Vilarinho das Furnas







Vale do Alto Homem




Ponte de S.Miguel


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho do Campo do Gerês ao topo do Pé de Cabril