Trilho dos Prados pelo Ribeiro do Porto das Vacas - Gerês


Cartas militares:30,31 Distância:16,5Kms Duração:7h04m Dificuldade:Moderado Trilho GPS

Este trilho tem início junto à Portela de Leonte, seguindo pela estrada até à ponte do rio Maceira, aí tomamos o caminho à direita e subimos a encosta, percorrendo, em parte, o mesmo percurso que efectuámos nos trilhos Leonte, Pé de Medela, Messe, Conho, Vidoal e Trilho de Leonte às Albas pelo Pé de Medela. Rapidamente chegamos ao pequeno prado do curral de Maceira, a partir daqui a inclinação acentua-se e seguimos tendo por companhia o Pé de Cabril. do outro lado da encosta, que vamos observando sob diferentes perspetivas. Apesar do sol radioso com que iniciámos o trilho, à medida que subíamos víamos ao longe um extenso banco de nuvens que se ia aproximando. Quando chegámos ao prado do curral de Tábuas o manto de nuvens aproximava-se já rapidamente do Pé de Cabril. Daqui seguimos pelo ribeiro do Porto das Vacas em direcção aos prados da Messe, apreciámos mais uma vez este belíssimo prado, abastecemos de água e decidimos continuar em direcção ao nosso objectivo inicial, as Porta Ruivas. Mas à medida que caminhávamos víamos que um manto de nevoeiro ia envolvendo rapidamente a paisagem atrás de nós, se prosseguíssemos com este nevoeiro acabaríamos por não desfrutar das magnificas vistas de Porta Ruivas pelo que optámos por regressar, indo agora em direcção ao magnífico prado do Conho onde aproveitámos para almoçar. Em boa hora o fizemos, já que quando terminámos de almoçar um denso manto de nevoeiro se tinha abatido sobre nós.
A visibilidade era agora muitíssimo reduzida, mas como conhecíamos bem o percurso, seguimos sem problemas em direcção à Lomba do Pau, tomando o trilho que segue pela Chã da Fonte e Freza em direcção ao prado do Vidoal e termina em Leonte onde iniciàmos a caminhada.

Este é um trilho muito interessante com paisagens magnificas, passando por alguns dos mais belos e conhecidos prados do Gerês.

Agumas imagens do dia:





































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros - de Braga a Santiago de Compostela

Ecovia do Vez - Trilho de Vilela a Sistelo

Trilho das Sete Lagoas aos Cocões do Coucelinho pela corga de Pena Calva e Lagoas do Marinho - Gerês

Trilho da Cascata do Arado à Pedra Bela pelo Vale da Teixeira (Gerês)

Trilho do Campo do Gerês ao topo do Pé de Cabril