Trilho da Cascata do Arado ao Borrageiro pela Roca Negra (Gerês)

Cartas militares: 31 e 44  Distância:16 Km Duração: 07h50m  Dificuldade: Moderado  Trilho GPS

Inicio da caminhada na cascata do Arado, desta vez iríamos explorar um novo percurso até à Chã do Pinheiro e depois decidiríamos o caminho a seguir. Após a subida junto à cascata do Arado, rapidamente chegamos à mariola que sinaliza o vale da Teixeira, aqui chegados, viramos à direita e vamos subindo montanha acima. Ao longo do percurso vamos apreciando o Vale da Teixeira em múltiplos miradouros, onde podemos observar o Junco e o Pé de Salgueiro na outra encosta, passamos por um interessante abrigo natural e seguimos até Chã de Pinheiro, passando previamente por um pequeno e interessante prado, do qual não sei o nome, pintalgado de flores e enquadrado por uma enorme rocha. Continuamos a subir e vamos apreciando a Arrocela ao longe e a corga da Giesteira lá no fundo. Chegando à Chã do Pinheiro podemos observar ao longe a barragem de Paradela e seguimos pela linha de cumeada em direcção à Roca Negra. Com o curral do Cando bem lá no fundo, vamos desfrutando de vistas soberbas sobre múltiplos locais do Gerês, Cutelo de Pias, Coucão, Borrageiro I, Rocalva, vão desfilando à nossa frente. Na Roca Negra, aproveitamos para almoçar rapidamente, num local, abrigado do vento gélido que se fazia sentir, com vista sobre a Rocalva. Após o almoço, decidimos prosseguir até ao Borrageiro, onde encontramos um grande grupo de caminheiros que vinham de Leonte e apreciamos do topo as magníficas vistas de 360º que se estendem até à Louriça. Daqui passamos pelo arco do Borrageiro, seguimos até Chã da Fonte e descemos até ao belíssimo e imenso Vale da Teixeira, passamos pelos Currais do Camalhão e da Teixeira, apreciamos mais uma vez a sua lagoa e seguimos em direcção à cascata do Arado onde iniciamos o percurso.

Trilho muito interessante e bem sinalizado por mariolas, que nos permite desfrutar de magníficas paisagens ao longo de todo o percurso. Como em todos os trilhos que passam por zonas de rocha, particular atenção deve ser tomada em dias de chuva ou elevada humidade.